Optimização de Acções de Telecontrolo de Cargas em Redes Eléctricas de Distribuição

Humberto Jorge, C. Henggeler Antunes, A. Gomes Martins

Depart. de Engenharia Electrotécnica da FCTUC

Polo II - Pinhal de Marrocos

3030 Coimbra, Portugal

 

RESUMO

As empresas de distribuição de electricidade utilizam frequentemente o controlo remoto da comutação de certas cargas, para melhorar as condições de exploração da rede procurando reduzir perdas e limitar a ponta de potência. No sector residencial as cargas que habitualmente são utilizadas nestes procedimentos de controlo centralizado são cargas com armazenamento térmico, sendo as mais típicas as de aquecimento de água e as de condicionamento ambiente.

A comunicação descreve um modelo multiobjectivo de apoio à decisão que permite ter em linha de conta as principais preocupações em jogo num programa de telecontrolo óptimo: minimizar a ponta vista pela distribuidora, maximizar as receitas com a venda da energia eléctrica, garantir a máxima qualidade de serviço possível minimizando o desconforto criado ao consumidor com as interrupções fornecimento de energia. Este modelo selecciona, de um conjunto de estratégias pré-definidas, a "melhor" estratégia de controlo a aplicar a cada grupo de cargas telecontroladas de modo a garantir uma solução de compromisso entre os três objectivos, sendo esta selecção dependente do diagrama de carga previsional da rede.

 

Palavras chave: Gestão de carga (Load Management), telecontrolo de cargas, optimização, programação linear multiobjectivo