SISTEMA DE ANÁLISE  DE ALTERNATIVAS CONTRATUAIS PARA A COMPRA DE ELECTRICIDADE

Lidia Tavares (1)

Humberto Jorge (2)

Álvaro Gomes (3)

A. Gomes Martins (4)

Luis Neves (5)

(1) Assistente estagiária (DEI-UM)

(2) Assistente (DEE-FCTUC)

(3) Assistente estagiário (DEE-FCTUC)

(4) Professor associado (DEE-FCTUC)

(5) Aluno (DEE- FCTUC)

 

1. Sumário

 

A auditoria energética é um instrumento indispensável na definição de medidas para a utilização racional de energia. A análise económica dos efeitos esperados da adopção de medidas é por sua vez indispensável para determinar os cenários de aplicação mais atractivos.

 

O artigo apresenta uma ferramenta computacional de análise económica de alternativas de funcionamento e contratuais com o distribuidor de electricidade, desenvolvido no Departamento de Engenharia Electrotécnica da FCT-Universidade de Coimbra. Além de permitir determinar a opção tarifária mais económica para um determinado padrão de uso da electricidade numa instalação, foi concebida para importar directamente dados gerados pelo simulador SIMCA-E², no âmbito do qual é possível produzir cenários alternativos de funcionamento da instalação através do ensaio de acções diversas de desvios de consumos.

 

É uma ferramenta de uso fácil pelo utilizador não especialista, que é guiado por menus e pode obter facilmente relatório gráficos concludentes.