[home][projectos de mestrado]

Tese de Mestrado:

Simulação de Cargas Eléctricas no Contexto do Condicionamento da Procura de Energia Eléctrica

Sumário:

Este trabalho desenvolve-se em duas vertentes principais. Uma consiste no aprofundamento das capacidades e alteração do interface com o utilizador do SIMCAE2. A outra diz respeito à implementação de modelos de carga individuais e agregados. Dentro das melhorias introduzidas, ao nível do SIMCAE2, destaca-se a possibilidade de simulação das acções de gestão da procura que têm a ver com o controlo directo sobre o funcionamento das cargas e a que na terminologia anglo-saxónica se dá o nome de "Load Management" (LM). Estas acções provocam "alterações" no que seria o andamento normal do DC visto pela operadora, pretendendo-se verificar as possibilidades de aplicação do simulador para estudo dessas "alterações". Relativamente à modelação de cargas refira-se que a utilização de modelos adequados pode habilitar o programa a simular não apenas o comportamento de uma instalação individual mas também o comportamento de um conjunto de instalações. Neste caso a alteração mais significativa foi a introdução de modelos de cargas, individuais e agregadas, de armazenamento de energia térmica, fisicamente baseados (construídos com base nos fenómenos físicos envolvidos na operação das cargas). Os modelos de cargas individuais foram implementados no SIMCAE2, onde se torna possível simular algumas acções de corte de alimentação, estando neste momento os modelos agregados implementados em plataforma Unix. Tais modelos, além de uma aproximação mais realista ao funcionamento deste tipo de cargas, permitem com relativa facilidade analisar os efeitos que possíveis acções de condicionamento da procura tenham quer sobre o conforto quer sobre o processo produtivo, junto do utilizador final e sobre o andamento do DC visto pela operadora. O estudo e análise dos efeitos de possíveis acções de gestão da procura, ao nível do sistema, é também abordada. Concluída em 1995.

Clique aqui para obter informação mais detalhada

Algumas das publicações para que contribuiu:

"Simulation-based assessment of electric load management programs", A. Gomes, A. Gomes Martins and R. Figueiredo; International Journal of Energy Research 1999, 23, pp. 169-181 (1999)

"Electric Load Modelling and Simulation for Assessing DSM Actions", A. Gomes, A. Gomes Martins, III International Congress Energy, Environment and Technological Innovations, 5-11 Novembro, 1995, Caracas, Venezuela.

Dissertação: "Simulação de Cargas Eléctricas no Contexto do Condicionamento da Procura de Energia Eléctrica".

"Electric load models for DSM actions" (in Portuguese); A. Gomes, A. Gomes Martins e R. Figueiredo; Congresso da Ordem dos Engenheiros, June 1994, Lisboa.

Local de desenvolvimento:

DEEFCTUC

Orientação/Coordenação:

Prof. A. Gomes Martins

Aluno:

Álvaro Gomes

[home][projectos de mestrado][topo]