[home][projectos de licenciatura]

MODSEE - MODelação do Sistema Eléctrico de Energia

Sumário:
A modelação dos padrões de consumo das cargas individuais e até dos próprios Sistemas Eléctricos de Energia (SEE) era uma tarefa inicialmente dirigida para acções de previsão do crescimento da procura e estudos sobre os fluxos de carga e acções de despacho e controlo no SEE. A utilidade da simulação estende-se agora também ao estudo e previsão das consequências das acções que visam a Utilização Racional de Energia (URE). A simulação dessas acções permite antever de algum modo os efeitos provocados ao nível do consumidor final e as consequências na forma do Diagrama de Carga (DC) da operadora, dispondo desta forma de meios auxiliares de análise que permitam uma pré-avaliação das acções de condicionamento antes da sua efectiva implementação. Neste âmbito é usual simular o funcionamento do SEE ou de parte dele a partir de modelos que dão o andamento temporal de grupos de cargas idênticas ou do mesmo tipo. Os modelos regressivos, baseados no historial dos consumos dos grupos de cargas, são uma das alternativas para a simulação pretendida. 

O SIMCAE2 -SIMulação, Controlo e Análise de consumos de Energia Eléctrica-, é um pacote de software que permite a simulação de cargas eléctricas. Tem três modelos de cargas implementadas sendo dois deles fisicamente baseados. 

Pretende-se com este trabalho a construção de modelos probabilísticos de alguns tipos de cargas/conjuntos de cargas recorrendo não à recolha intensiva de dados sobre os seus consumos, mas sim à utilização de simulações no SIMCAE2. Tal tipo de modelização permitirá antever os eventuais efeitos que acções que visam a URE possam ter sobre o DC da operadora, podendo inclusivé contribuir para a concepção dessas acções. 

A aplicação será desenvolvida para ambiente MS-DOS e integrada no SIMCAE2 utilizando o Borland Pascal 7.0, com recurso ao Turbo Vision.

Período de realização:
Ano lectivo 1994 - 95

Local de desenvolvimento: 

Laboratório de Gestão de Energia (LGE)DEEFCTUC

Entidade financiadora: 

Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)

Nível de formação envolvida

Licenciatura

Orientação/coordenação 

Prof. A. Gomes Martins

Eng Álvaro Gomes

Alunos
Victor Nascimento

Victor Ribeiro


[home][projectos de licenciatura][topo]