[home][projectos de licenciatura]

SAGESistema Autónomo de Gestão de Energia

Sumário:
Este projecto consistiu no desenvolvimento dum controlador de ponta baseado num autómato programável. Possui as seguintes características: tem capacidade para controlar até 10 cargas usando um algoritmo do tipo preditor que foi testado no software de simulação SIMCE-E2 antes da sua implementação; é um sistema autónomo, dispensando qualquer sistema de maior porte a que possa estar ligado; a interactividade é implementada através de um terminal de programação do controlador. 

A informação de consumo de energia activa, recebida do contador de energia sob a forma de impulsos, é adquirida através de uma entrada do autómato ligada a um contador interno onde são acumulados e lidos em cada 30 segundos. Uma outra entrada do autómato fica dedicada à detecção do impulso de sincronismo que provoca o início de um novo intervalo de integração, que no caso do tarifário português corresponde a 15 minutos. 

Na programação de parâmetros ficaram previstos três tipos: potência máxima limite, programada como sendo o número máximo de impulsos recebidos num intervalo de integração, potência de "relaxe" também em impulsos (permite reduzir significativamente o número de cortes à custa de uma pequena violação do valor limite) e tempos associados às cargas que funcionam como restrições às acções de controlo determinadas pelo algoritmo de controlo. Os tempos associados são: o período mínimo ligado após refecho da carga, o período mínimo desligado após deslastre da carga e o período máximo desligado após deslastre. 

A portabilidade do "software", foi potencialmente garantida pelo recurso à utilização da linguagem de contactos ("ladder diagram"), que existe dísponível na maioria dos autómatos programáveis industriais existentes no mercado.

Período de realização:
Ano lectivo 1991/92
Publicações a que deu origem:
"Controlo de Ponta baseado em Autómato Programável Industrial", Humberto Jorge, A. Gomes Martins, Luis Mendes, A. Casimiro Batista, ELAB93 
Local de desenvolvimento: 
Laboratório de Gestão de Energia (LGE)DEEFCTUC
Entidade financiadora: 
Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)

Orientação/coordenação 

Prof. A. Gomes Martins

Eng Humberto Jorge

Alunos
António Casimiro Batista

Luís Mendes

[home][projectos de licenciatura][topo]