[home][projectos de licenciatura]

CODACE2COncentrador de DAdos de Consumos de Energia Eléctrica

Sumário:

O Laboratório de Gestão de Energia em colaboração com uma empresa industrial na área da medida de consumos de electricidade, desenvolveram um sistema integrado de recolha de energia eléctrica (EE) destinado a automatizar o mais possível as operações envolvidas, exigir o menos possível dos operadores e eliminar erros de leitura. Este sistema está já em fase de comercialização na vizinha Espanha e parte dele em Portugal através da EDP. 

O CODACE é um dispositivo de concentração de dados que se integre naturalmente no sistema existente, aumentando ainda mais o grau de automatização dos procedimentos de recolha de consumos, com capacidade para comunicar com um conjunto de contadores de EE, através da rede de distribuíção, e com capacidade para armazenar os dados relativos ao consumo desses contadores. Este dispositivo tem por função, permitir ao distribuidor de EE, através dos seus funcionários de recolha de consumos munidos de um terminal portátil, efectuar leituras a diversos contadores, localizados numa área restrita (edificio, bairro, etc.) num único ponto, ao invés de percorrer toda a área para ler cada um dos contadores. Ou permitir ao distribuídor aceder, de um modo remoto, aos dados no concentrador através de um qualquer meio de comunicações.. 

O concentrador, integrava-se naturalmente no sistema então existente aumentando ainda mais o grau de automatização dos procedimentos recolha de consumos. O desenvolvimento do dispositivo foi efectuado no respeito pelos interfaces e protocolos de comunicação já utilizados nos outros equipamentos. Nomeadamente, dispõe de um interface óptico que permite o acesso por um terminal portátil. Tem ainda um endereçamento individual inequívoco bem como o reconhecimento automático de novas configurações da rede por retirada de contadores ou ligação de novos contadores. 

O Concentrador tem boas perspectivas de integração nos futuros sistemas de telemedida, podendo vir a funcionar como interface entre o nó de recolha central de uma certa área de distribuíção de EE e os contadores individuais.

Período de realização:

Ano lectivo 1991/92 e 1992/93

Local de desenvolvimento: 

Laboratório de Gestão de Energia (LGE)DEEFCTUC

Entidade financiadora: 

Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)

Orientação/coordenação 

Prof. A. Gomes Martins

Eng Paulo Santos

Eng Fernando Barros

Alunos no ano lectivo 1991/92

José Pedroso

Rui Cardoso

Alunos no ano lectivo 1992/93

Ana Ramos

António Ferreira

João Bilheta

[home][projectos de licenciatura][topo]