[home][projectos de licenciatura]

COPOTCOntrolador de POntas de Potência eléctrica

Sumário:

O COPOT trata-se de um protótipo de um controlador de potência tomada. Possui capacidade para controlar até 16 cargas no controlo da ponta de uma instalação utilizando um algoritmo do tipo preditor e também capacidade de realizar acções de controlo no sentido da correcção do factor de potência podendo controlar até 8 bancos de condensadores. Para além da sua função básica de controlo tem ainda capacidade de troca de informação com o exterior que lhe permite uma parametrização extensiva e fazer um diagnóstico correcto das acções de contolo tomadas, dispondo para isso de um teclado de 16 teclas, um visor alfanumérico (LCD) e uma impressora de painel. 

O "hardware" do protótipo tem por suporte uma arquitectura modular vocacionada para aplicações de instrumentação e controlo. O sistema construido é composto por três módulos denominados respectivamente por: módulo central, módulo de interface com o utilizador e o módulo de comando e sinalizações. 

A quase totalidade do software foi codificado em PLM51 e foi adaptado para ser associado ao núcleo de programas do executivo de tempo real iDCX51 da INTEL. Apresenta-se por isso distribuido por tarefas concorrentes que são geridas pelo executivo. 

Posteriormente o hardware do protótipo foi reconvertido para um módulo único com as mesma capacidades de interface com o exterior e a mesma capacidade de processamento e de memória, passando a controlar até 16 cargas sem controlo de potência reactiva ou até 8 cargas e 8 bancos de condensadores.

Período de realização:

Ano lectivo 1990/91

Publicações a que deu origem:
"Electrical peak-demand reduction: incentives and techniques for local control"; A. Gomes Martins, Humberto Jorge; Korea-EC Joint Seminar on Efficient Energy Technologies; 1992

Local de desenvolvimento: 

Laboratório de Gestão de Energia (LGE)DEEFCTUC

Entidade financiadora: 

Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)

Orientação/coordenação 

Prof. A. Gomes Martins

Eng Humberto Jorge

Alunos

Catarino Alves

João Gomes

José Luís Sousa


[home][projectos de licenciatura][topo]