[home][projectos de licenciatura]

RADARRecolha Automática de Dados para Auditoria e Racionalização de consumos de electricidade

Sumário:

Uma das maiores dificuldades em estudos de auditoria de consumos de energia eléctrica consiste em saber com exactidão que cargas contribuem mais para as pontas do diagrama de cargas. Se houvesse um proceso de determinar os diagramas simultâneos das cargas mais importantes e/ou das candidaturas a acções de controlo, bem como o diagrama geral da instalação, este problema ficaria resolvido. Não só se conseguiria ficar a saber quais as cargas como em que medida e quando elas contribuem para o diagrama global. Asim, poder-se-iam estabelecer estratégias de desvio de consumos e instalar equipamentos de controlo automático que contribuiram eficazmente para a limitação da potência pedida à rede e do consumo de um modo greral. 

O RADAR visa estes objectivos. Tem um componente de desenvolvimento de hardware, para a recolha e "transdução" dos dados sobre os consumos das cargas individuais, com algumas alternativas de concretização a explorar. Tem outro componente de desenvolvimento de software, que consiste no pré-processamento e compatibilização dos dados recolhidos com o ambiente de simulação SIMCA-E2. 

Esta última parte a parâmetrização dos regimes de funcionamento das cargas auditoradas no SIMCA-E2 a partir dos ficheiros resultado da recolha em vez de introduzidos pelo teclado de um computador. Isto implica a existência de procedimentos no SIMCA-E2 que permitam obter relatórios sobre os dados "introduzidos" automaticamente, no sentido de documentar as simulações efectuadas com base neles.

Período de realização:

Ano lectivo 1989/90

Publicações a que deu origem:
"Sistema de recolha automática de dados para auditorias de energia eléctrica"; Humberto Jorge; A. Gomes Martins; Luis Neves; J. Luis de Sousa; ELAB93.

"Auditorias Automatizadas de Energia Eléctrica com Análise Económica"; Eng. Humberto Jorge, Prof. A. Gomes Martins; ENDIEL93.

"Auditorias de Energia Eléctrica - uma Solução Integrada"; Álvaro Gomes; Humberto Jorge; Luís Neves; A. G. Martins; Actas das 3ªs Jornadas Hispano-Lusas de Ingeníeria Eléctrica; 1993, Barcelona.

Local de desenvolvimento: 

Laboratório de Gestão de Energia (LGE)DEEFCTUC

Entidade financiadora: 

Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE)

Orientação/coordenação

Prof. A. Gomes Martins

Eng Humberto Jorge

Alunos

Acácio Martins

António Monteiro

[home][projectos de licenciatura][topo]