[home][projectos sob contrato]
Optimização de acções de telecontrolo de cargas em redes eléctricas de distribuição
Sumário:
O projecto decorreu entre Julho de 1997 e Setembro de 1999 e foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa PRAXIS XXI. Foram desenvolvidos modelos de cargas eléctricas de uso final baseados nos fenómenos físicos em jogo no respectivo funcionamento - associados no essencial a transferência de calor, a consumo e a armazenamento de energia térmica (modelos fisicamente baseados - MFB - de cargas). Foi estabelecido um método de simulação de grande número de cargas do mesmo tipo que permite definir os diagramas de consumo médio de cargas sujeitas a condições ambiente semelhantes, com ou sem acções de controlo remoto pela empresa distribuidora de electricidade. Finalmente, foi criado um modelo de apoio à decisão multicritério baseado em programação inteira mista que permite ter em linha de conta as principais preocupações em jogo num programa de telecontrolo óptimo de cargas eléctricas: minimizar a ponta do diagrama de cargas visto pela distribuidora, maximizar as receitas obtidas com a venda da energia necessária para assegurar os serviços de energia fornecidos pelas cargas controladas, garantir a máxima qualidade de serviço possível. Com a aproximação usada, a gestão racional de redes de distribuição baseia-se no condicionamento da procura de energia e além disso evita-se a abordagem tradicional de um só objectivo, em geral de natureza estritamente económica (informou uma tese de doutoramento - cf. 3.2.4.1.).

Link com mais detalhes

Publicações para as quais contribuíu:
-Jorge, H., C. Henggeler Antunes, A. Gomes Martins, (1998). A multiple objective decision support model for the selection of remote load control strategies, accepted for publication in IEEE Trans. on Power Systems.
-H. Jorge, A. G. Martins, C. Henggeler Antunes, J. Gonçalves. "Ambiente Integrado de Definição de Estratégias para Controlo Remoto de Cargas em Redes Eléctricas".Actas das 6as Jornadas Luso-Espanholas de Engenharia Electrotécnica, vol. 2, H. Duarte Ramos e A. L. Rodrigues (Coord.), pp. 277-284, Lisboa, Julho 1999

-Humberto Jorge, C. Henggeler Antunes, A. Gomes Martins, "Um Modelo Multiobjectivo de Apoio à Decisão no Controlo Remoto de Cargas em redes Eléctricas de Distribuição", IO'98, Universidade do Algarve, Nov./Dez. 1998.

-Jorge, H., C. Henggeler Antunes, A. Gomes Martins, (1997). Optimização de acções de telecontrolo de cargas em redes eléctricas de distribuição. Actas das 5as Jornadas Hispano-Lusas de Ingenieria Eléctrica, 3-5 Julho de 1997, Salamanca (Espanha) pp. 935-941.

Local de desenvolvimento:

INESC Pólo de Coimbra

Equipa:

Eng Humberto Jorge

Prof. A. Gomes Martins (coordenador)
Prof. Carlos Henggeler

Prof. João Clímaco

Eng Álvaro Gomes

Eng Paulo Melo

[home][projectos sob contrato][topo]