[home][projectos sob contrato]

Caracterização de consumos de electricidade para a promoção da eficiência energética no Centro Histórico de Coimbra

Sumário:

O projecto, financiado pela EDP, SA, visou obter informação sobre os equipamentos, hábitos de consumo e diagramas de carga típicos de classes de consumidores, tendo em vista detectar oportunidades de racionalização do uso da energia eléctrica em algumas classes no centro histórico de Coimbra. Além disso, com base na informação recolhida e sistematizada, delineou-se um conjunto de intervenções de condicionamento da procura de energia eléctrica passíveis de aplicação na zona alvo do projecto, tendo em vista preparar futuras intervenções desta natureza. Para isso, fundamentaram-se algumas das opções com análises de impacto potencial na procura.

 

Foi efectuado junto dos consumidores abrangidos um levantamento preliminar à receptividade a atitudes e medidas de utilização racional de energia eléctrica (UREE), baseado num conjunto de perguntas especificamente sobre este tema que abrangeram tecnologias e métodos de UREE.

 

Foi efectuada uma pré-avaliação de alternativas de acções de DSM, em função das que foram consideradas como tendo um maior potencial de sucesso.

 

Local de desenvolvimento:

INESC – Pólo de Coimbra

 

Equipa:
Álvaro Gomes
A. Gomes Martins
Dulce Coelho
J. Luís Sousa

 

[home][projectos sob contrato][topo]