[home][projectos sob contrato]

Building 2000 

Sumário:
Sob esta designação foram desenvolvidas desde 1988 actividades de âmbito diverso. O enquadramento geral foi dado por um projecto incluído num programa comunitário da iniciativa da DGXII da CE, com aquela designação. A participação do DEE da FCTUC foi concretizada em conjunto com a ex-Direcção Geral dos Equipamentos Educativos do Ministério da Educação, por iniciativa do Prof. A. Traça de Almeida e em co-orientação com ele imediatamente antes da criação do LGE, onde a partir daí decorreram as actividades do projecto.

Este projecto consistiu no apoio à concepção de um edifício com elevada eficiência energética, desde as características construtivas, passando pelos equipamentos de utilização final de energia, indo até à gestão automática de consumos e à aquisição de dados sobre o desempenho do referido edifício, tanto do ponto de vista energético como do conforto dos ocupantes.

Do envolvimento comunitário resultou a possibilidade de promover o uso de tecnologias de aproveitamento passivo de energia solar. Com financiamento nacional (SIURE e PIDDAC) foi possível especificar e acompanhar a instalação de um sistema de aquisição de dados e de gestão de energia no edifício da Escola C+S de Valongo do Vouga.

Foram enquadrados formalmente no conjunto de actividades deste projecto plurianual: as actividades de um bolseiro do ex-INIC, quatro grupos de alunos na realização do trabalho da disciplina anual de Projecto e Dissertação e ainda duas teses de mestrado (cf.3.2.3.5 e 3.2.3.8).

Publicações a que deu origem:
Local de desenvolvimento:
DEE - FCTUC
Equipa:
[home][projectos sob contrato][topo]