Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FCTUC

GESTÃO DE ENERGIA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉCTRICA

2003/01/03
Prova de frequência
1º semestre
Duração: 2h00
Modalidade: com consulta bibliográfica

 

1. Pode dizer-se que, em regime de monopólio do sector eléctrico, a gestão da procura (DSM) surgiu como uma oportunidade de negócio para a indústria deste sector.

Explique como evoluiu a importância do DSM, naquele contexto de organização económica do sector, nos países em que a gestão da procura assumiu proporções mais significativas, tais como alguns estados dos EUA ou a Dinamarca. Identifique na sua resposta os principais factores que influenciaram esta evolução.

2. No contexto de uma liberalização completa das actividades de produção e de comercialização, em que os distribuidores não possam ser simultaneamente comercializadores,

a) poderá a regulação económica do sector eléctrico ser predominantemente uma regulação por preços? Justifique a sua resposta identificando explicitamente a natureza das actividades reguladas neste contexto económico preciso do sector.

b) poderão existir incentivos regulatórios ao desenvolvimento de actividades por empresas do sector que se destinem a atingir metas de natureza social? Justifique também com exemplos.

3. Explique o papel que pode ficar reservado às acções de promoção da eficiênca energética junto dos utilizadores finais de energia eléctrica pelos comercializadores, num contexto de liberalização desta actividade, justificando. Estabeleça uma comparação com as motivações para essa actividade que poderão existir para os distribuidores, num contexto em que também comercializem, junto de uma clientela cativa.

4. a) Que motivações principais se encontram habitualmente para a liberalização da actividade de produção de energia eléctrica?

b) Poderá dizer-se que num contexto de produção liberalizada e transacções livres no mercado grossista os preços no mercado tendem a ser sempre próximos do custo marginal da unidade de produção mais eficiente? Porquê?

c) Como se comparam as situações de produção liberalizada com as de produção em monopólio do ponto de vista da eficiência económica de curtíssimo prazo (decisões de despacho, com prazos de uma hora ou menos) ? E no longo prazo horizonte de anos, durante o qual se dão investimentos em novos grupos geradores para acompanhar a evolução da procura ? Justifique.

5. a) É costume identificar-se o regime de transacções livres de energia eléctrica como causa para o surgimento de congestionamentos nas redes eléctricas de transporte e distribuição. Diga que razão de ser tem esta consideração.

b) Dê a sua opinião sobre a via que lhe parece mais indicada para solucionar o problema do congestionamento em redes eléctricas, justificando.
 

voltar