Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FCTUC

GESTÃO DE ENERGIA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉCTRICA

2003/02/14

Exame – época de recurso

1º semestre

Duração: 2h00

Modalidade: com consulta bibliográfica

 

1- A liberalização do mercado da electricidade introduziu constrangimentos à maneira que tinha sido habitual de levar a cabo acções de gestão da procura pelas empresas da indústria do sector eléctrico quando funcionavam em regime de monopólio regulado. Partindo da premissa de que estas empresas eram, em regime de monopólio, organizadas com integração vertical de actividades e reguladas por custos, explique:

a) Que factores principais levavam estas empresas a concretizarem programas de gestão da procura.

b) De que constrangimentos se fala na introdução, tendo como cenário uma situação de liberalização a 100% do mercado de electricidade.

c) Que meios podem ser usados para ultrapassar os constrangimentos que identificou e que importância se pode esperar que a gestão da procura assuma em ambiente liberalizado quando comparada com a que potencialmente se poderia esperar antes da liberalização.

d) Quando se diz que os consumidores com menores rendimentos eram prejudicados pelos programas de gestão da procura pré-liberalização, como se pode sustentar esta afirmação?

2- O quadro e a legenda seguintes apresentam a estrutura geral das tarifas a aplicar aos clientes não vinculados, no âmbito do Sistema Eléctrico Nacional.

 

UGS – uso geral do sistema

URT – uso da rede de transporte

URD – uso da rede de distribuição

CR – comercialização de redes

MAT – muito alta tensão

AT – alta tensão

MT –média tensão

a) Para cada um dos tipos de tarifas (UGS, URT, CR) explique a razão de ser das naturezas dos preços envolvidos (energia, potência, fixo).

b) Em face dos preços envolvidos nas tarifas de uso da rede, que método de estabelecimento de preço lhe está subjacente?

c) Acha que o método de estabelecimento de preço pelo uso das redes deveria basear-se na distância? Porquê?

3- A expressão (IPC-X) tem sido utilizada em mecanismos de regulação por preços de empresas do sector eléctrico, com o objectivo de estimular o aumento da eficiência económica dessas empresas.

a) Explique como se aplica em termos gerais a expressão referida e por que motivos ela permite introduzir aquele estímulo.

b) É correcto dizer-se que a aplicação deste processo de regulação faz desligar os lucros das empresas do sector eléctrico do volume de vendas de energia? Porquê?

c) Como se podem acautelar metas de natureza social ou de política energético-ambiental neste processo de regulação?

4- Pode-se dizer que os riscos de congestionamento aumentam nas redes eléctricas em regime de mercado liberalizado da electricidade, em parte devido à irregularidade da distribuição espacial das fontes de abastecimento de baixo custo. Explique porquê.