Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FCTUC

GESTÃO DE ENERGIA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉCTRICA

2003/01/24
Exame época normal
1º semestre
Duração: 2h00
Modalidade: com consulta bibliográfica

 

1- As tarifas de potência interruptível podem ser consideradas um instrumento de concretização de um dos objectivos do DSM relativos à forma do diagrama de carga de um dado sistema de energia eléctrica.

a) Identifique o objectivo referido e diga em que consiste.

b) Pode dizer-se que este instrumento de intervenção do lado da procura é aplicável em ambiente liberalizado, como o foi em regime de monopólio. Explique que diferenças fundamentais existem nas motivações para o uso deste instrumento e na forma de aplicação respectiva, entre a situação de monopólio e a situação de mercado totalmente liberalizado.

2- Os contratos de aquisição de energia (CAE) de longo prazo são característicos da primeira fase de liberalização do mercado da electricidade em muitos países.

a) Explique em que consistem, referindo os actores em jogo, as motivações para a celebração dos CAE e as regras principais que os caracterizam.

b) O Ministro da Economia, no desfecho da última Cimeira Ibérica, reportando os resultados das conversações entre os governos espanhol e português sobre a implementação do MIBEL - Mercado Ibérico (que conduzirá em 2004 à liberalização completa do mercado de energia eléctrica na Península Ibérica), afirmou que os CAE iriam ser revogados. Considera esta decisão inevitável com a criação do MIBEL? Justifique a sua resposta.

c) Faça uma antevisão do que serão os traços gerais do funcionamento do sector da produção no âmbito do MIBEL.

3- a) O regulamento tarifário português ainda em vigor enuncia como um dos princípios basilares em que se fundamenta, o da "uniformidade tarifária, de modo que, em cada momento, o sistema tarifário em vigor se aplique universalmente a todos os clientes finais do SEP".

Na perspectiva de que a liberalização do mercado eléctrico vai atingir os 100% com o MIBEL, este princípio deverá manter-se nessa altura? Porquê?

b) Identifique, no regulamento tarifário português, tarifas que sejam exemplo de regulação por taxa de rendibilidade e outras que sejam exemplo de regulação por incentivo. Explique o objectivo de cada um destes tipos de regulação para justificar a sua escolha de exemplos.

c) Reproduza o diagrama seguinte na sua folha de prova. Admitindo que os fluxos indicados representam pagamentos possíveis, identifique que tarifas devem legendar cada fluxo, no âmbito do regulamento tarifário português (use siglas com legenda para não sobrecarregar o desenho).

d) discuta as vantagens a as desvantagens comparadas dos princípios de tarifação do uso da rede de transporte conhecidos por "tarifa pro forma" e "selo".

4- A existência de empresas do sector eléctrico com estrutura de integração vertical a funcionarem em regime de "monopólio natural", reguladas por custos, podem dar origem a problemas de custos ociosos quando o respectivo mercado evolui no sentido da liberalização. Comente esta afirmação, justificando.

voltar